|Vacaria: 54 3232.6434 |Lagoa Vermelha: 54 3358.1360 |Torres: 51 2144.2866 |Área restrita
Digital X

Blog

__________________

CATEGORIAS
06 de setembro, 2016

Mitos e verdades sobre os exames de raios X

Geral

Você já deve ter ouvido aquele papo de que os exames de raios X são superperigosos e que podem nos levar a desenvolver vários problemas de saúde, incluindo o câncer. No entanto, até onde essas histórias não passam de mitos e até onde elas são verdadeiras?

De acordo com especialistas da área, é comum que as pessoas sintam curiosidade pela radiologia, especialmente devido ao fato de os profissionais empregarem equipamentos que utilizam os raios X e raios gama para a produção de exames médicos. Quem descobriu essa “ferramenta” foi o físico alemão Wilhelm Röntgen, que, em 1895, produziu radiação eletromagnética nos mesmos comprimentos de onda que as emitidas pelos raios X pela primeira vez.

Só para você entender melhor, de acordo com o site how stuff works, basicamente, os aparelhos de raios X funcionam como máquinas fotográficas que, em vez de utilizar a luz para expor o filme, empregam os... raios X! Contudo, embora essa radiação também se apresente na forma de ondas magnéticas — como a luz —, ela é mais energética e, portanto, é capaz de penetrar vários materiais com diferente intensidade.

É por essa razão que é possível observar e distinguir diferentes estruturas que existem no nosso corpo, ou seja, porque os músculos, a gordura, os ossos e outros órgãos são capazes de absorver os raios X em níveis diferentes.

Da descoberta dos raios X para cá, o uso desse tipo de radiação deixou de ser apenas uma forma de gerar imagens do corpo humano e se transformou em uma importante ferramenta. A tecnologia auxilia os profissionais da saúde a planejar as diferentes etapas e procedimentos para que os resultados finais dos tratamentos sejam mais rápidos e precisos.

Contudo, apesar da importância dos raios X, existe muito temor com respeito aos possíveis efeitos colaterais provocados pela exposição durante os exames, mesmo os de rotina.

Em pequenas doses, os raios x não fazem mal à saúde, já que o corpo tem tempo suficiente para recuperar células que possam ter sofrido alguma mutação. Eles até contribuem para as nossas vidas, ao auxiliar no diagnóstico de doenças por meio das radiografias.

Esses exames devem ser feitos por profissionais capacitados e com equipamentos de raios X bem calibrados. O profissional sabe qual a intensidade de radiação mais adequada para o peso e a idade do paciente.

Mais Imagens

Veja também

06 de setembro, 2016
Para que serve uma Radiografia Odontológica?

A radiologia odontológica é um importante exame radiográfico utilizado para o diagnóstico e planejamento ...

06 de setembro, 2016
Mitos e verdades sobre os exames de raios X

Você já deve ter ouvido aquele papo de que os exames de raios X são superperigosos e que podem nos levar a desenvolver ...

Contato

__________________

Agende o seu exame através do link abaixo
ou pelo telefone:

54 3232.6434

(os exames são realizados apenas com requisições)

SOLICITAR AGENDAMENTO

Como chegar

Site desenvolvido por Six interfaces